O departamento de Línguas e Estudos Sociais do 2.º Ciclo da Escola Básica da Praia da Vitória leva a cabo, no próximo dia 4 de junho de 2025 (4.ª feira), pelas 10h45, na Escola Francisco Ornelas da Câmara a atividade pedagógica, aberta à comunidade, com o título “900 anos – os primórdios de Portugal”.
Portugal é um dos países mais antigos da Europa. Tudo começou com Afonso Henriques, filho de um conde e neto de um rei que sonhou com a liberdade, com a independência e com a perenidade de um país: Portugal.
O português é hoje uma das línguas mais faladas no mundo. Para que isso fosse possível D. Afonso Henriques e um conjunto de nobres do condado tiveram de lutar em várias frentes para o conseguir. Simbolicamente, tudo começou no ano de 1125, quando Afonso se consagrou cavaleiro na catedral de Zamora, o mesmo local onde o rei de Leão e Castela o reconheceria como rei de Portugal, em 1143.
Portugal é um território cultural e geograficamente complexo que, apesar dessas circunstâncias, se mantém uno há vários séculos. Afonso Henriques soube não só acrescentar territórios ao país, como dar as condições às populações desses lugares para que os sentissem como seus, naquilo que alguns consideram como contendo princípios próprios de uma democracia.
Com esta atividade, pretende-se, pois, não só um momento de celebração plural, como enfatizar os valores democráticos. Assim, assinalam-se os primórdios do nascimento do nosso país, valorizando de forma crítica a nossa identidade, cultura e língua, ao mesmo tempo que se destaca a importância do conhecimento da História como uma ciência e um valor democrático.
A celebração parte do gesto ousado de D. Afonso Henriques, ao armar-se cavaleiro, entendido como um momento de afirmação cultural e de autonomia, para refletir sobre o que significa “ser português”.
O evento conta com um momento simbólico – o içar da primeira bandeira portuguesa, a que se aliam a inauguração de uma exposição de trabalhos dos
alunos, apontamentos musicais alusivos à época e um programa de rádio da responsabilidade da Rádio Voz dos Açores e do departamento de Línguas e Estudos Sociais do 2.º Ciclo da Escola Básica da Praia da Vitória.