É um programa que tem como objetivo principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às TIC.

Selos Obtidos

Projetos Desenvolvidos

Projeto eTwinning “Calling for Earth Heroes” 

 

Projeto eTwinning “STEM and Kids”

O intuito deste vídeo é a divulgação do projeto “ STEM and Kids” a toda a comunidade escolar, nele são apresentados os países participantes, as temáticas e um resumo das atividades realizadas pelos alunos ao longo do projeto pela turma A, do Jardim de Infância da EB1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara. 

A abordagem STEM tem feito parte do nosso trabalho com as crianças e como se pode ver permite uma vasta aquisição de conhecimentos, despertando o interesse dos alunos para novas aprendizagens e descobertas.

Exposição final  do projeto “You Feel … I FEEL!” 

O estudo das emoções foi o ponto de partida para este projeto. Foram criados espaços e momentos que permitiram as crianças compreender e expressar as suas emoções. 

Neste projeto participaram vários países europeus onde estavam incluídas 3 turmas de educação pré-escolar da EBI da Praia da Vitória. 

Neste video apresentamos a toda a comunidade escolar alguns dos materiais e estratégias implementadas durante o projeto. 

Exposição final do projeto “Calling for Earth Heroes”

Divulgação do projeto a toda a comunidade escolar. Realizou-se uma exposição no final do projeto, onde foram apresentadas algumas das atividades realizadas pelas crianças da turma A, do jardim de Infância da EB1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara. Esta atividade refletiu toda a motivação e empenho das crianças durante o projeto.

ETWINNING NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

 

   Matemáticos ao Ar Livre – Projeto eTwinning 2022-2023

Neste projeto participaram as educadoras de infância Margarida Paim e Eduarda Pires da EB1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara, bem como, mais 24 parceiros da Turquia, Estónia, Croácia, Chipre, França, Itália, Grécia e Portugal.

A ideia do projeto partiu da certeza de que aprender na natureza e com elementos naturais é muito mais significativo e duradouro.

No contato com a natureza, todos os sentidos ficam em alerta, promovendo um ambiente perfeito para a aprendizagem.

Com este projeto pretendemos dar prioridade ao estudo da matemática utilizando os espaços exteriores da escola e da comunidade ou seus elementos, e desenvolver um trabalho colaborativo, descobrindo com os diferentes parceiros como podemos construir conceitos matemáticos que não só promovam os objetivos definidos no currículo dos alunos envolvidos, bem como despertar seu interesse e curiosidade pela matemática.

A promoção do gosto e curiosidade pela Matemática, a capacidade para lidar com noções matemáticas e resolver problemas, desenvolver as competências previstas no currículo e a capacidade de usar a tecnologia de forma lúdica, educativa, com cuidado e segurança estão entre os objetivos desenvolvidos durante o projeto, respeitando sempre o ritmo e a individualidade de cada aluno.

Exploramos números e operações, geometria, pesos e medidas com recurso ao espaço exterior e a materiais recolhidos na natureza. Contruímos jogos, aprendemos canções, fizemos arte sempre com a matemática como fonte de inspiração. O trabalho colaborativo foi inspirador e permitiu o desenvolvimento dos objetivos propostos. A partilha e os encontros entre os alunos foram motivadores contribuindo para o nosso crescimento como cidadãos do mundo.

Produtos finais e colaborativos

https://view.genial.ly/647c8c3008d2c100187e3a02/interactive-image-interactive-image

Atividade figuras geométricas

Dia Internacional da Matemática