É um programa que tem como objetivo principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às TIC.

Selos Obtidos

Projetos Desenvolvidos

Projeto eTwinning “Calling for Earth Heroes” 

 

Projeto eTwinning “STEM and Kids”

O intuito deste vídeo é a divulgação do projeto “ STEM and Kids” a toda a comunidade escolar, nele são apresentados os países participantes, as temáticas e um resumo das atividades realizadas pelos alunos ao longo do projeto pela turma A, do Jardim de Infância da EB1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara. 

A abordagem STEM tem feito parte do nosso trabalho com as crianças e como se pode ver permite uma vasta aquisição de conhecimentos, despertando o interesse dos alunos para novas aprendizagens e descobertas.

Exposição final  do projeto “You Feel … I FEEL!” 

O estudo das emoções foi o ponto de partida para este projeto. Foram criados espaços e momentos que permitiram as crianças compreender e expressar as suas emoções. 

Neste projeto participaram vários países europeus onde estavam incluídas 3 turmas de educação pré-escolar da EBI da Praia da Vitória. 

Neste video apresentamos a toda a comunidade escolar alguns dos materiais e estratégias implementadas durante o projeto. 

Exposição final do projeto “Calling for Earth Heroes”

Divulgação do projeto a toda a comunidade escolar. Realizou-se uma exposição no final do projeto, onde foram apresentadas algumas das atividades realizadas pelas crianças da turma A, do jardim de Infância da EB1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara. Esta atividade refletiu toda a motivação e empenho das crianças durante o projeto.

ETWINNING NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

 

   Matemáticos ao Ar Livre – Projeto eTwinning 2022-2023

Neste projeto participaram as educadoras de infância Margarida Paim e Eduarda Pires da EB1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara, bem como, mais 24 parceiros da Turquia, Estónia, Croácia, Chipre, França, Itália, Grécia e Portugal.

A ideia do projeto partiu da certeza de que aprender na natureza e com elementos naturais é muito mais significativo e duradouro.

No contato com a natureza, todos os sentidos ficam em alerta, promovendo um ambiente perfeito para a aprendizagem.

Com este projeto pretendemos dar prioridade ao estudo da matemática utilizando os espaços exteriores da escola e da comunidade ou seus elementos, e desenvolver um trabalho colaborativo, descobrindo com os diferentes parceiros como podemos construir conceitos matemáticos que não só promovam os objetivos definidos no currículo dos alunos envolvidos, bem como despertar seu interesse e curiosidade pela matemática.

A promoção do gosto e curiosidade pela Matemática, a capacidade para lidar com noções matemáticas e resolver problemas, desenvolver as competências previstas no currículo e a capacidade de usar a tecnologia de forma lúdica, educativa, com cuidado e segurança estão entre os objetivos desenvolvidos durante o projeto, respeitando sempre o ritmo e a individualidade de cada aluno.

Exploramos números e operações, geometria, pesos e medidas com recurso ao espaço exterior e a materiais recolhidos na natureza. Contruímos jogos, aprendemos canções, fizemos arte sempre com a matemática como fonte de inspiração. O trabalho colaborativo foi inspirador e permitiu o desenvolvimento dos objetivos propostos. A partilha e os encontros entre os alunos foram motivadores contribuindo para o nosso crescimento como cidadãos do mundo.

Produtos finais e colaborativos

https://view.genial.ly/647c8c3008d2c100187e3a02/interactive-image-interactive-image

Atividade figuras geométricas

Dia Internacional da Matemática

 

É com grande entusiasmo que apresentamos os resultados do projeto eTwinning  “I See, I Explore, I Create!”, realizado pelas turmas do Jardim de Infância da EB1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara/EBI da Praia da Vitória durante o ano letivo de 2023-2024.
Através desta apresentação, convidamos-lhe a conhecer os momentos marcantes e as atividades enriquecedoras que as nossas crianças desenvolveram ao longo desta jornada educativa.
Agradecemos a todos os parceiros pela colaboração e empenho na construção e desenvolvimento do projeto, sem eles, este projeto não teria sido possível.
Esperamos que esta apresentação seja do vosso agrado!
As educadoras de infância
Margarida Paim e Filomena Lopes
Alice Balbino
Eduarda Pires

O projeto eTwinning “STEM ADVENTURE” terminou e preparámos esta apresentação com o intuito de divulgar o trabalho realizado pelas nossas crianças.

Estamos muito orgulhosas dos nossos meninos e meninas, que são verdadeiros protetores do nosso ambiente e do nosso planeta.
Esperamos que seja do vosso agrado.
Jardim de Infância da EB1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara, EBI da Praia da Vitória
Turmas A e C

Margarida Paim e Alice Balbino

Projeto eTwinning: “Somos Estrelas” – “We are Stars” – 2023-2024

Participantes: Alunos de Portugal, Chipre, Turquia, Itália e Grécia.

O projeto “Somos Estrelas” visou trabalhar a autoestima dos alunos, reconhecendo suas qualidades e importância individual. A autoestima desempenha um papel central na vida da criança, influenciando: • Motivação e Resultados Escolares, alunos com alta autoestima tendem a ter melhor desempenho escolar. • Relações Sociais, a autoestima positiva contribui para relacionamentos saudáveis e confiantes com amigos e colegas. • Resiliência, ter uma boa autoestima facilita a superação de desafios e contratempos. A autoestima é moldada pelos pensamentos e sentimentos da criança sobre suas capacidades e valor.
Os alunos participaram com entusiasmo nas atividades do projeto, demonstrando: • Maior Autoestima e Confiança, reconheceram suas qualidades e habilidades. • Melhor Desempenho Escolar, a autoestima positiva influenciou positivamente a aprendizagem.
O projeto “Somos Estrelas” foi uma experiência enriquecedora para os alunos, promovendo o desenvolvimento da autoestima e reconhecendo a importância de cada um. Acreditamos que a autoestima é fundamental para o sucesso das crianças em todas as áreas da vida.
Agradecemos a todos os participantes do projeto pela colaboração e entusiasmo. A seguir, apresentamos alguns dos tópicos explorados e as atividades desenvolvidas durante o projeto, esperamos que gostem. Alunos da educação pré-escolar, da turma A, do JI Francisco Ornelas da Câmara Margarida Paim
MESS IN A BOX – projeto eTwinning 2023-2024 
MESS IN A BOX é um projeto inovador que coloca a ênfase na aprendizagem lúdica, combinando brincadeiras com os princípios da educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). As crianças possuem uma curiosidade natural para explorar e aprender com o mundo ao seu redor, e este projeto aproveita essa curiosidade para criar um ambiente de aprendizagem envolvente e estimulante.  
Cada mês, uma caixa misteriosa chega à sala de aula, abrindo as portas para uma jornada de experiências práticas. As crianças, com a ajuda dos seus professores, assumem o papel de protagonistas na exploração do conteúdo da caixa, utilizando sua criatividade, colaboração e resolução de problemas para desvendar os segredos que ela guarda. 
Na apresentação seguinte, poderá ver algumas das atividades realizadas através de fotografias e elementos interativos que direcionam para vídeos, e-books e outras apresentações, espero que gostem.
Alunos do Jardim de Infância Francisco Ornelas da Câmara, turma A 
Margarida Paim 
EBI da Praia da Vitória