rastreio_saliva

Considerando o aproximar do arranque do ano letivo 2021/2022, e atendendo à medida governamental de assegurar um regresso seguro às aulas, através do rastreio ao SARS-CoV-2 de elementos da comunidade escolar, prevê-se que de momento, sejam rastreados os alunos do 1º e 2º ciclo do ensino público e privado, das ilhas Terceira e São Miguel.

A operacionalização do rastreio será mediante recolha de saliva e posterior processamento laboratorial pela metodologia RT-PCR.

O rastreio não é obrigatório, contudo aconselha-se fortemente a sua participaçãovisto ser um procedimento não invasivo (recolha salivar) e benéfico para a proteção da saúde de todos e de cada um. Estão isentos de rastreio os alunos que apresentem Certificado Verde Digital de Vacinação (completa) e/ou Declaração de Recuperação/Alta Clínica por infeção prévia por COVID-19 (válido por 180 dias).

De forma a salvaguardar o sucesso dos resultados do rastreio, pelo menos 30 minutos antes da realização da recolha, é obrigatório que o aluno não coma, beba, fume, escove os dentes e/ou mastigue pastilha elástica. 

Para uma maior comodidade, celeridade e adesão aos rastreios previstos (alunos do 1º e 2º ciclos), informa-se que serão as Equipas da Unidade de Saúde da Ilha Terceira (USIT) a se deslocarem às escolas para as respetivas colheitas.

Caso não autorize que o seu educando cumpra com esta medida, deverá comunicar a sua decisão ao Diretor de Turma ou Professor Titular do aluno.